Segunda-feira, dia 25 de abril, deu-se há 42 anos um golpe de estado contra o governo do Presidente do Marcello Caetano.
Soldados no Terreiro do Paço |
Concelho (hoje em dia chamado de Primeiro-Ministro) de
Esse golpe de estado foi a revolução mais pacifica de toda a história mundial, ou seja, foi a única ou uma das únicas revoluções onde não de derramou uma gotinha de sangue.
Essa revolução iniciou-se na madrugada do dia 25, quando militares do Quartel de Santarém, chefiados pelo Capitão Salgueiro Maia, se deslocaram em tanques até ao Terreiro do Paço em Lisboa. Mas quando lá chegaram o Presidente do Concelho tinha fugido para o Quartel do Carmo, também em Lisboa. Salgueiro Maia, ordenou o reposicionamento imediato dos tanques para o Quartel do Carmo. E assim foi. Nesse reposicionamento, os moradores de Lisboa, estranharam o movimento de tanques na cidade, e foram atrás deles. Já no Quartel, o Capitão Salgueiro Maia, pegou num megafone ordenou que o Presidente do Concelho se rendesse.ou Deu-lhes um prazo de 30 segundos para se entregar ao exército. O Presidente do Concelho não lhe deu ouvidos e o exercito disparou contra o edifício. Depois de algum tempo o Presidente do Concelho rendes-se e o Salgueiro Maia foi busca-lo lá dentro. Depois da revolução o povo colocou cravos nas armas e nos tanques, ficando assim a Revolução denominada de "Revolução dos Cravos". Penso que, os tiros que foram disparados contra o Quartel ainda estejam nas paredes, mas isso não vos posso confirmar.
Salgueiro Maia |
Povo e exército a festejar a liberdade no Largo do Carmo em Lisboa |
Bem por hoje é tudo! Volto para a próxima com mais um post!
Visita o blog no Facebook em: https://www.facebook.com/junioresinformados
Até à próxima!
Sem comentários:
Enviar um comentário